Yamaha Rhino Forum banner

Sem faísca / Faísca fraca

2 reading
313 views 3 replies 3 participants last post by  RhinosRKool123  
#1 ·
Então, o '07 Rhino 660 recebeu um novo rolamento de embreagem de partida unidirecional. Durante a remontagem, a bota da vela de ignição rachou e quebrou. Eu executei o Rhino para fins de teste, apenas prendendo o fio da vela de ignição contra a vela. Funcionou muito bem naquela vez.

Agora ele não liga. A faísca é MUITO intermitente e parece fraca quando a obtenho. A bateria está carregada e em um booster. Mesmo apenas segurando o fio da vela perto do motor, eu recebo uma faísca que parece fraca e inconsistente. Ele funcionou perfeitamente uma vez, então eu sei que o tempo está bom.

Eu passei pela Seção 9 do manual. Cada passo. É aqui que estou:

- A bota nova tem um resistor de 5k. O manual diz que a resistência de 10k é normal. Ainda deve funcionar, certo?

- Nova bobina, mesmo resultado.

- Nova vela, mesmo resultado.

- A única coisa que não consigo testar com precisão é a bobina de "Detecção da Direção de Rotação do Rotor". Minha resistência é de 0,7 ohms, e o manual pede cerca de 0,07 ohms, mas a resistência em meus fios de multímetro nus é de cerca de 0,6 a 0,7 ohms, então acho que estou apenas lendo a resistência dos próprios fios. Não consigo obter a resolução para ler tão baixo, mas não está mostrando aberto.

Estou perplexo. Simplesmente não está recebendo uma boa faísca. O CDI não afetaria a intensidade da faísca, afetaria?
Eu acho que ele só afeta o tempo da faísca.

O que poderia fazer com que a faísca fosse tão fraca com uma bobina nova e uma bateria cheia em um booster?

A bobina de detecção da direção de rotação do estator poderia causar isso? Eu fiz algum trabalho na tampa do estator, mas ele ligou e funcionou lindamente uma vez depois que o trabalho foi feito. Não consigo imaginar que o estator decidiu morrer após um uso? Talvez?

Eu danifiquei alguma coisa prendendo o fio da vela contra a vela sem uma bota/resistor?

Eu provavelmente não estou usando velas OEM, mas ele funcionou por anos na vela antiga até agora.

Obrigado por qualquer conselho,

Mike

#2 ·
Não. Era o CDI. Substituí por um barato da Amazon, e ele ligou imediatamente com uma faísca azul brilhante.

Agora, em 2025, alguém ainda fabrica um bom módulo CDI para este Rhino por menos de US$ 100? Comprei um barato por US$ 25 só para funcionar, mas gostaria de um de verdade para funcionar em tempo integral.

Obrigado!

Mike

#4 ·
Não. Era o CDI. Substituído por um barato da Amazon, e ele ligou imediatamente com uma faísca azul brilhante.

Agora, em 2025, alguém ainda fabrica um bom módulo CDI para este Rhino por menos de US$ 100? Comprei um barato por US$ 25 só para funcionar, mas gostaria de um de verdade para funcionar em tempo integral.

Obrigado!

Mike
Infelizmente, vi sua postagem tarde demais para ajudar, mas para responder a uma de suas perguntas (que você já descobriu), sim, o CDI pode determinar a força da faísca. CDI significa Ignição por Descarga Capacitiva. Basicamente, o capacitor em um CDI pega a energia elétrica do estator e a armazena até que o motor precise de uma faísca, então essa energia armazenada é descarregada de uma vez em uma explosão rápida e de alta intensidade, que então vai para a bobina e finalmente para a vela de ignição. Eu tinha uma moto de terra há muito tempo e fiquei perplexo porque tinha puxado a vela de ignição e podia ver que estava recebendo uma faísca, mas não queria funcionar. Então, eu apenas peguei a vela de ignição com a mão e a aterrei no motor quando a chutei e não parecia uma choque muito forte. Qualquer pessoa que já tenha levado um choque ao tocar em uma vela de ignição sabe como um sistema de ignição que funciona bem deve ser (dica: um taser lol), então eu substituí a caixa cdi e tive uma faísca forte novamente.